ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO SOB O VIÉS DAS CONCEPÇÕES DE ENSINO QUE O NORTEIAM

Fabiana Giovani, Jociele Corrêa

Resumo


O objetivo deste artigo é averiguar se as atividades propostas por um livro didático de alfabetização correspondem às concepções de ensino defendidas na seção referente à fundamentação teórica que norteia a obra. O livro escolhido para análise foi o livro “Português: Uma proposta para o letramento”, de Magda Soares. Buscamos apoio em Mendes e Padilha (1998), que, com base nas reflexões de Dolz e Schneuwly (1998) sobre as capacidades de linguagem, propõem categorias de análise com o intuito de descrever as possíveis progressões favorecidas pelos LD. Com base nessas categorias e em estudos referentes à linguagem (KOCH, 2010) e alfabetização (CAGLIARI, 1998, 1999); e, ainda, sobre letramento (SOARES, 1998,1999, 2004), (JUNG, 2007), analisaremos a unidade três do material didático. Os resultados apontam que as atividades propostas pelo LD correspondem, em grande parte, às concepões teóricas que norteiam a obra. No entanto, há aspectos referentes à alfabetização que dependem diretamente da mediação do professor e este deve estar preparado para lidar com o LD.

Palavras-chave


livro didático, alfabetização, letramento

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