O GÓTICO BRASILEIRO N’ “A ORGIA DOS DUENDES”, DE BERNARDO GUIMARÃES

Fernando Monteiro de Barros, Márcio Alessandro de Oliveira

Resumo


O poema “A orgia dos duendes” (1865), de Bernardo Guimarães (1825-1884), atesta um dos primeiros registros do Gótico brasileiro. Evidenciando a fusão dos gêneros literários, o longo poema narrativo entrecruza elementos do lírico, do épico e do dramático. Várias micronarrativas se sucedem nas quadras do poema, em enredos que remontam ao imaginário do sabá das bruxas europeu, em que tradições do Velho Mundo hibridizam-se com elementos do Novo Mundo, em verdadeiro diapasão antropofágico. O Gótico literário espraiou-se para além das fronteiras das Ilhas Britânicas. O personagem gótico da bruxa é tema de vários textos da literatura norte-americana, como os contos “Young Goodman Brown” (1835), de Nathaniel Hawthorne, e “The dreams in the witch house” (1933), de H. P. Lovecraft. Pouco frequente no Brasil, tal tema comparece aclimatado em terras tropicais no texto de Bernardo Guimarães.

Palavras-chave


Bernardo Guimarães. Gótico Brasileiro. “A orgia dos duendes”.

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