“DIZE-ME O QUE CANTAS E EU TE DIREI QUEM ÉS”: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA IDENTIDADE NOS PAGODES BAIANOS

Fernanda Araujo Dias Mendes Xavier, Marcus Antônio Assis Lima, Marcelo Cordeiro

Resumo


A diversidade temática abordada nos trabalhos acadêmicos possibilita um engajamento das mais diferentes culturas, identidades e histórias. Nesse intento, buscou-se analisar de que modo a identidade cultural do favelado é discursivizada nas letras de pagode baiano. Para tanto, a Análise de Discurso foi o referencial teórico-metodológico. Assim, esta pesquisa utilizou-se do método analítico, por meio dos estudos de Bakhtin (1992; 2003), Pêcheux (1997; 1999) e Orlandi (2009). Além desses, Castells (1999) e Hall (2006) dão a sustentação teórica às discussões da categoria identidade. No diálogo, discutimos o quanto o sujeito está propenso a reafirmação de sua identidade. Essas novas possibilidades nos levam a pensar nesses sujeitos como indivíduos capazes de estabelecer relações com os lugares que vivem, com sua cultura e sua identidade, fazendo refletir várias periferias em apenas uma produção musical periférica como é o caso dos pagodes baianos, mais especificamente, oriundos da capital Salvador.

Palavras-chave


Identidade Cultural. Pagode. Discurso. Sujeito Favelado

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