Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista UNIABEUISSN 2179-5037, é um periódico semestral, um  instrumento de divulgação oficial da UNIABEU Centro Universitário, destinado a publicar a produção acadêmico-científica das áreas de ensino de Graduação e Pós-Graduação, de Pesquisa e Extensão e aberto a pesquisadores de outras instituições.

A revista publica artigos de pesquisadores das áreas de: Ciências Humanas e Letras, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e da Terra.

A revista aceita submissões de pesquisadores doutores, doutorandos, mestres e mestrandos (em coautoria com orientadores).

A critério do comitê editorial, poderão ser feitas chamadas para números temáticos.

A Revista UNIABEU on-line dá continuidade às Revistas UNIABEU impressas: Educação e Saúde (ISSN 1983-0734) e Humanas e Tecnológicas (ISSN 1983-0742). 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Os trabalhos submetidos serão recebidos e avaliados pela Comissão Editorial no que se refere ao seu mérito científico e a adequação às normas de apresentação dos trabalhos. Após essa etapa, os trabalhos serão encaminhados a dois pareceristas, membros do comitê editorial ou ad hoc, sendo adotado o sistema blind peer review. Em caso de divergência nos pareceres, o texto será submetido a um terceiro parecerista.

Os pareceristas não serão remunerados. Cada parecerista receberá uma declaração referente ao parecer emitido. Os pareceristas terão o prazo de 20 dias para envio dos comentários e observações sobre o trabalho submetido.

Os colaboradores, em todas as etapas do processo de submissão, avaliação e decisão final serão informados (1) do recebimento do artigo, (2) das avaliações dos pareceristas até (3) a decisão final de recusa ou publicação do trabalho.

A revista tem o compromisso de se manter alinhada com as diretrizes estipuladas pela Comissão de Integridade na Atividade Científica do CNPq (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e as recomendações de ética em publicação para autores, editores e avaliadores do Committee on Publication Ethics – COPE (http://publicationethics.org/).

 

Com relação ao material avaliado:

 

Caso o trabalho submetido apresente conteúdo relevante publicado anteriormente – em outros periódicos ou quaisquer outros meios, pelo autor ou por terceiros, sejam afirmações, argumentos, sejam reprodução de trechos –, os avaliadores devem informar diretamente aos editores, a fim de que os colaboradores providenciem a respectiva remissiva bibliográfica, indicando sua origem.

Da mesma forma, quando houver semelhança substancial ou indício de que o artigo em avaliação já tenha sido publicado em outro meio, os avaliadores devem informar aos editores que o artigo fere os princípios éticos da revista. Neste caso, os artigos serão devolvidos a seus autores, com as devidas explicações sobre a recusa da submissão.

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...