A PERCEPÇÃO DOS SERVIDORES COM RELAÇÃO À GESTÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO NORTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Terezinha de Fátima Poncio, Luis Felipe Dias Lopes, Lúcia Albanio, Jonathan Saidelles Saidelles Corrêa, Damiana Machado de Almeida, Luana Schettert Negrini

Resumo


Nas últimas décadas surgiram novos princípios de gestão, os quais buscam a inovação e a flexibilidade, a partir das constatações de que os modelos burocráticos estão sendo substituídos por uma proposta de visão sistêmica das atividades. No contexto das universidades – instituições com foco no conhecimento – a necessidade de modernização se faz ainda maior. Utilizou-se a metodologia do estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa e caráter descritivo-exploratório. A pesquisa foi realizada com base nas seguintes estratégias: observação participante, aplicação de questionário e realização de entrevista. Constatou-se que o CESNORS possui uma gestão organizacional diferenciada, com aspectos favoráveis e importantes na atual conjuntura do mundo globalizado, a qual requer das universidades assumir o papel de agente transformador de indivíduos, tanto no crescimento pessoal, como no profissional.

Palavras-chave


Universidade; Planejamento Estratégico; Gestão pública.

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