ESTRATÉGIAS DE MARKETING SOCIAL EM PROL DA GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS

Caissa Veloso e Sousa, Stéphanie Reis Mello, Paloma Raissa de Assis

Resumo


O tema guarda responsável de animais vem ganhando destaque ao longo dos anos, pelo fato da superpopulação de animais abandonados nas ruas, muitas queixas sobre maus tratos e o risco desses de contrair e transmitirem diversas zoonoses. Neste aspecto o trabalho tem como objetivo identificar como as pessoas envolvidas com a causa animal percebem as estratégias dos órgãos governamentais em prol da guarda responsável de animais. O trabalho tem abordagem qualitativa e caráter descritivo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com onze pessoas envolvidas com a causa animal. Dentre os resultados encontrados destacam-se que as únicas ações percebidas pelos entrevistados são a vacinação antirrábica e possíveis providências no diagnóstico e recolhimento dos animais diante da suspeita e confirmação da leishmaniose (mesmo que não exista consenso sobre essa ação). A ineficiência das campanhas promovidas pelos órgãos governamentais em relação a posse responsável dos animais foi um dos fatores encontrados que pode estar associado a maus tratos e abandono.

Palavras-chave


Guarda responsável de animais; Campanhas governamentais; Marketing Social.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page