CONCEPÇÕES SOBRE O RELATÓRIO DE ESTÁGIO: REFLETINDO SOBRE AS PRÁTICAS E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Anelise Copetti Dalla Corte

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar algumas concepções a respeito dos relatórios de estágio e dos elementos que os compõem, além de refletir sobre as práticas e a formação de professores nas licenciaturas. Para tanto, inicialmente, são discutidas questões relacionadas à prática reflexiva e a formação inicial de professores. Em seguida, são tratados alguns aspectos relacionados ao estágio supervisionado e seu papel na formação docente. Por fim, são apresentadas algumas concepções que envolvem o relatório de estágio, verificando quais são seus elementos formadores e sua relação com a prática reflexiva e a formação inicial de professores nas licenciaturas. Nesta pesquisa, de base bibliográfica, autores como Silva (2012, 2014) e Silva e Fajardo-Turbin (2012) contribuíram para a compreensão e apresentação das concepções e elementos constitutivos dos relatórios de estágio. Também buscou-se subsídios em autores como Schön (2008) e Zeichner (2008), que tratam da prática reflexiva. Do mesmo modo, as discussões a respeito do estágio supervisionado e da formação inicial de professores foram norteadas por autores como Almeida e Pimenta (2014) e Pimenta e Lima (2012).

Palavras-chave


Relatório de estágio. Prática reflexiva. Formação de professores.

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