CRIAR, MONTAR, DIVERTIR E APRENDER: OS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS.

Ruhena Kelber Abrão, Magda Regina Muna Rodrigues

Resumo


O objetivo deste trabalho é abordar a importância das manifestações lúdicas no desenvolvimento e aprendizado da criança de forma significativa. Uma das causas principais deste estudo foi perceber, em minhas observações de estágio, que a questão lúdica poderia ser melhor valorizada junto a Educação Infantil. Em um primeiro momento relato como surgiu a ideia de uma educação voltada para crianças pequenas. Através da leitura de livros e alguns artigos relacionados ao tema procuro conceituar e trazer as contribuições que os jogos, os brinquedos e as brincadeiras trazem para a Educação Infantil, bem como intercalar esta teoria com minha experiência de estágio e entrevista do tipo estruturada com acadêmicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Rio Grande/FURG, para conhecimento do tipo de atividade que fazia parte da lembrança de cada um quando pequenos. Por fim, ficaram evidenciados que ainda hoje podem ser utilizados os mesmos artefatos lúdicos para divertir, entreter e aprender, sendo o jogo, caçador e vôlei os mais praticados, os brinquedos com bonecas, bola e bicicleta também foram os mais citados e como brincadeiras os escolhidos foram esconde-esconde, pega-pega e brincar de professora.

Palavras-chave


Jogos; Brinquedos; Brincadeiras; Ludicidade

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page