EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ALGUNS ESTUDOS SOBRE O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Ruhena Kelber Abrão, Silvania Corsino Santos

Resumo


O presente trabalho objetivou investigar as práticas pedagógicas em sala de aula com a utilização do lúdico e descrever como algumas atividades lúdicas podem ser desenvolvidas nas aulas de matemática. A ludicidade é apresentada em vários estudos como um elemento potencializador do ensino/aprendizagem do aluno. Desta forma, este, por ser um elemento que permeia em todas as fases da vida humana, na escolarização de jovens e adultos se torna importante por contribuir de maneira criativa e prazerosa para uma educação emancipadora no aluno. Este trabalho está estruturado sob a metodologia de uma pesquisa bibliográfica, pois se realiza a partir de registros já disponíveis de pesquisa anteriores. No estudo temos por finalidade verificar pontos relevantes para a aquisição da aprendizagem da matemática para o aluno de EJA, quando há utilização de atividades lúdicas na metodologia do professor que venha potencializar o ensino e despertar o interesse e a motivação do educando. Concluímos que o lúdico se torna um grande potencializador no desenvolvimento da aprendizagem. Porém, é necessário que as atividades sejam elaboradas de maneira a não infantilizar os alunos, faz-se necessário realizar adaptações para que o aluno de EJA tenha seu contexto incluído nas atividades para se tornarem significativas despertando o desejo em participar conduzindo-o à construção ativa e significativa do seu saber.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos, Matemática, Ludicidade

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