A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA CONCEPÇÃO E CONSTRUÇÃO CORPORAL: DESAFIOS PARA O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Rayane Fonseca Roza, Carlos Eduardo Senareli Teixeira

Resumo


O presente estudo tem como objetivo analisar e abordar os padrões de beleza impostos pela mídia e a atuação do Professor de Educação Física em uma possível intervenção dentro do contexto histórico, social e escolar. A metodologia utilizada foi do tipo empírica qualitativa, e aplicamos em cinco professores atuantes na Educação Física escolar, e para discutirmos essas questões relacionando com o referencial teórico primário, utilizamos Goldenberg, 2002 e Soares, 2006. Diante das discussões, nota-se que com o avanço da tecnologia, a mídia atrelou-se no dia a dia e na vida escolar dos alunos, de maneira que, em sua maioria, espelham-se no que veem e tentam reproduzir no seu cotidiano. A Educação Física toma-se a falar sobre o conhecimento corporal e as suas derivações, assim, tornando o profissional de Educação Física um interventor fundamental para as novas abordagens de concepções corporais que existem dentro do contexto escolar com temáticas pedagógicas para a obtenção de um amplo conceito de cultura e aceitação corporal.

Palavras-chave


Educação Física, Mídia, Concepção Corporal.

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