APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A GEOMETRIA ESPACIAL - UMA ABORDAGEM COM O USO DO GEOGEBRA 3D

Quezia de Oliveira Vargas da Silva, Eline das Flores Victer

Resumo


O presente artigo retrata uma pesquisa realizada com estudantes da terceira série do ensino médio regular da rede estadual do Rio de Janeiro. O estudo admite, por base, a inserção do software GeoGebra 3D como recurso tecnológico a ser utilizado pelos alunos, onde se investiga sua contribuição para a Aprendizagem Significativa dos conceitos da geometria espacial. O objetivo principal é buscar estratégias que consolidem a aprendizagem de geometria espacial envolvendo os conceitos de prismas, pirâmides, cones, cilindros e esferas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, onde o estudante representa o objeto de estudo na pesquisa, com a particularidade de desconhecer o software utilizado. Observamos através dos procedimentos que é imprescindível a procura por atividades que despertem no aluno o desejo de adquirir conhecimentos geométricos, compreender significativamente tais conceitos e utilizá-los corretamente, o que requereu participação ativa dos estudantes. Essa participação do estudante, onde o mesmo protagoniza a ação pedagógica, é o que traz a beleza ao processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


Geometria Espacial. Matemática. GeoGebra. Aprendizagem Significativa.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page