LEITURA: UMA ATIVIDADE TEXTUAL-INTERATIVA

Marcos Luiz Wiedemer, Vanísia Cristina Pereira Augusto

Resumo


RESUMO: Considerando a importância da leitura na formação do aluno, ressaltamos sua contemplação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997, 1998) e no espaço que ocupa na sala de aula, e refletimos sobre o papel do leitor/aluno frente ao texto. Desta forma, reconhecemos que o processo de ensino-aprendizagem da leitura não deve ser dissociado de seus usos e funções e, admitimos, tanto a relevância do caráter sociointeracional da língua, quanto a emergência de estudos e pesquisas para o centro das investigações linguísticas de aspectos relativos aos estudos da linguagem. Como proposição, procuramos evidenciar a centralidade da leitura como uma atividade textual-interativa, em que a representação da realidade por meio da linguagem não é apenas um produto de nossa percepção e de nossas práticas sociais, mas também processo de conhecimento regulado pela ação, intenção e interação.

Palavras-chave: Leitura. PCN. Perspectiva textual-interativa.

Palavras-chave


Leitura. PCN. Perspectiva textual-interativa.

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