REINSERÇÃO DOS COLABORADOS DE CALL CENTER APÓS AFASTAMENTO POR DOENÇAS OSTEOMUSCULARES OCUPACIONAIS

Claudemir Santos de Jesus, Anna Simone Soares Reis, Edvania Soares da Silva, Erica Maria de Santana Silva, Laíse Coelho Cassoli

Resumo


O estudo em tela teve como objetivo analisar a reinserção das atividades laborais dos colaborados de call center após o afastamento e/ou reabilitação por doenças osteomusculares ocupacionais. Objetivo: Evidenciamos a relevância do estudo, que se faz necessária reflexão da necessidade de implementações de estratégias preventivas dentro das empresas e que sem uma readaptação adequada poderá ter à piora da sintomatologia e novos afastamentos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, através de uma busca flutuante no Google acadêmico, com publicações de 2005 até 2014. Resultado: o conteúdo apresentou patologias relacionadas ao ambiente laboral, onde o trabalhador não tem respaldo algum, para voltar a sua rotina de trabalho com segurança para dar continuidade ao seu tratamento. Conclusão: São evidentes que a eficácia no programa gerará menos afastamentos à medida que conscientiza o próprio colaborador na necessidade das terapias referente à produtividade e também melhor realocação compatível com as condições físicas do empregado.

Palavras-chave


Enfermagem; Retorno ao Trabalho; Transtornos Traumáticos Cumulativos

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