A IMPORTÂNCIA DAS MONITORIAS ACADÊMICAS: ESTUDO DE CASO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS- FAEC

Antonio Júnior Ferreira Martins, Jaqueline Rabelo de Lima

Resumo


A vivência na monitoria acadêmica oportuniza o exercício da docência, sob supervisão, ainda durante o processo formativo, além de representar também uma oportunidade para execução de atividades de pesquisa. Nesse contexto, este trabalho objetivou investigar os motivos que levaram os licenciandos da Faculdade de Educação de Crateús- FAEC a participarem de projetos de monitoria acadêmica, indagando sobre suas expectativas em relação ao programa e quais benefícios os monitores vislumbram para sua prática docente. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso, quantitativa, realizado com os 19 monitores cadastrados no sistema de monitoria acadêmica da UECE - FAEC em 2016. Para isso estes foram convidados a responder um questionário semiestruturado, on line. Segundo dados deste trabalho o principal motivador dos alunos para o ingresso na monitoria é o desejo de se aperfeiçoar como futuro profissional docente, assinalado por 14 participantes (73,7% do total). O apoio financeiro também foi apontado como fator relevante, sendo indicado por 8 alunos (42,1% do total). O estudo demostrou que mais da metade dos pesquisados entraram na monitoria com o objetivo de se aperfeiçoar como futuros docentes, em função da oportunidade de exercitar a profissão, ainda na vida acadêmica e sob orientação, o que influenciaria positivamente a carreira.

Palavras-chave


Assistência Estudantil; Iniciação Docente; Educação Superior.

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