UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA ANÁLISE DA USABILIDADE DO MEMORANDO ELETRÔNICO NA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PROPEP DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

Monique Silva de Godoi Martins, Katianne de Lima, Livia Cunha da Silva Monte, Waldemar Antônio da Rocha de Souza, Renato Luiz Pinto de Miranda

Resumo


Solução para comunicação entre setores já utilizada em algumas Instituições de Ensino Superior (IES), o Memorando Eletrônico foi implantado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1º de fevereiro de 2017 como uma alternativa para otimizar os processos administrativos relativos a comunicação interna da instituição eletronicamente. O presente artigo buscou esquematizar um projeto público para analisar a usabilidade do Memorando Eletrônico na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPEP/UFAL) utilizando ferramentas de Gerenciamento de Projetos para a construção do diagnóstico atual e apresentação de um conjunto de medidas de aperfeiçoamento para dinamizar o uso da ferramenta. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de cunho qualitativo e caráter exploratório e descritivo, com análise bibliográfica e documental para construção do embasamento teórico. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário estruturado, composto por 18 (dezoito) perguntas, aos servidores, estagiários/bolsistas e terceirizadas lotados na PROPEP. Como resultado foi elaborado um relatório apontando as 16 (dezesseis) barreiras que impedem a utilização do Memorando Eletrônico de forma efetiva, relatadas pelos entrevistados, e um conjunto de 07 (sete) possíveis soluções para os problemas identificados.

Palavras-chave


Projetos públicos; Inovação na comunicação institucional; Memorando Eletrônico

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