O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A ESCOLA: LÓCUS E INSTÂNCIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Bernardete Paula Carvalho Lima Amaral, Elizângela Cely da Silva Oliveira, Francis Natally de Almeida Anacleto

Resumo


O estágio supervisionado na Licenciatura em Educação Física constitui-se num momento da formação inicial que visa desenvolver um conjunto de conhecimentos, saberes e competências que fundamentem e norteiem a prática pedagógica do futuro professor na escola. O objetivo deste ensaio é discutir a importância do estágio supervisionado como lócus de formação docente do futuro professor de Educação Física. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, cujo método utilizado foi uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, na qual o objeto de estudo é a literatura. A partir dos estudos revisados constatou-se a necessidade: de aproximar a universidade das instituições de ensino básico, pois o processo de formação docente deve articular-se com os espaços/tempos de formação; de proporcionar experiências supervisionadas contextualizadas com a realidade escolar; do envolvimento de professores e da escola na concepção de projetos de formação que respondam às necessidades dos educandos. Considerou-se por fim, que a escola é lócus formativo para os futuros professores, onde, a partir de suas reflexões teórico/práticas, podem ressignificar conhecimentos, internalizá-los e aplicá-los, além de encontrar respostas para os dilemas do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Estágio Supervisionado; Educação Física; Desenvolvimento Profissional.

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