ANÁLISE DAS OBRIGAÇÕES DE REFAZIMENTO DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS SOB A PERSPECTIVA DO MODELO DE MERCADO

Hugo Costa Macedo, Thiago Paulo Rangel, Thiago Abreu Costa, José Augusto Veiga da Costa Marques

Resumo


O mercado de capitais brasileiro é assistido pela CVM no cumprimento legal de sua obrigação de manter o nível de qualidade das informações divulgadas no mercado. Admite-se a hipótese de que a divulgação de erros impacte negativamente no retorno das companhias.
Foram coletados dados de 27 empresas distintas ao longo de 14 anos de divulgações de refazimento disponíveis no site da CVM, conjunto universo da amostra disponível. Procedeu-se um estudo de eventos para determinar, se a divulgação de obrigações de refazimento de informações contábeis, eram impactantes para o retorno destas companhias. A análise elaborada seguiu o modelo de mercado utilizando o valor das ações encerrados em pregão.
Os resultados indicam que os eventos de divulgação das obrigações de refazimento não são significativos para o período das ações analisadas, o impacto de tais obrigações não é sentido pelo mercado que por sua vez não reage de forma eficiente precificando em correção o valor destas companhias, seja pelo entendimento de que o mercado já previu esta divulgação, ou pelo simples fato da irrelevância do mesmo.

Palavras-chave


Determinação de refazimento; Retornos da ação; Impacto.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page