O PRODUTO PATA NEGRA COMO RECURSO ORGANIZACIONAL NA PERSPECTIVA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS

Tatiane Aparecida Penteado, Marcos de Castro, Juliane Sachser Angnes

Resumo


Esse estudo propõe como objetivo identificar os recursos e capacidade determinante em uma empresa fabricante do produto pata negra, aplicando o modelo VRIO (valioso, raro, imitável, organização). Isso porque a motivação central para a escolha do tema surgiu a partir de algumas inquietações tais como: Qual o diferencial competitivo do produto pata negra? Ele pode ser considerado um recurso valioso? Raro? Custoso ou difícil de imitar? Para tanto elegeu-se trabalhar com a abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa. A partir da análise de conteúdo dos dados coletados nas entrevistas e da observação não participante, o estudo revelou que o produto Jamon (pata negra) possui como diferencial competitivo a matéria prima, porco da raça moura, vai ser a primeira fabrica no Brasil a produzir o produto pata negra, tornando-se assim um produto valioso, raro e difícil ou custoso de se imitar.

Palavras-chave


VBR, Pata negra, VRI

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