A INFLUÊNCIA DA MÍDIA E MARKETING NOS HÁBITOS ALIMENTARES INFANTIS E O COMPORTAMENTO DA FAMÍLIA

Marjane Bernardy Souza, Mara Edilia Medeiros da Silva

Resumo


Compreender a influência da mídia e marketing nas escolhas dos alimentos e hábitos alimentares infantis e qual o comportamento da família nesse contexto. Pesquisa bibliográfica, com uma revisão sistemática nas produções científicas, indexados na biblioteca virtual ScientifcElectronic Library Online (SciELO), no período entre 2012 a setembro de 2016. Após a busca, foram encontrados 03 (três) artigos. Os dados obtidos na análise dos artigos referenciam que o tempo de exposição da criança à televisãoinfluencia nos hábitos alimentares. As propagandas e estratégias utilizadas pelo marketing encantam e seduzem a criança através de sons e movimento, vinculando a produtos personagens do imaginário e do mundo infantil, como uma maneira de interagir, criam desejos e estabelecem demanda, influenciam escolhas e comportamentos.Devido às configurações e papéis familiares e sociais, a rotina corrida e falta de tempo, a busca por praticidade vem favorecendo o aumento e consumo por alimentos pouco nutritivos, e assim, muitas vezes os estímulos do marketing e mídia acabam sendo reforçados pelos comportamentos, escolhas e preferências da família.Para a criança a família é a maior referência e servirá como modelo, podendo ser um modelo positivo ou negativo, que ela tenderá a repetir como padrão.

Palavras-chave


Mídia e Marketing; Hábitos alimentares; Comportamento da família.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page