O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: REFLEXÕES E PROPOSTA DE ATIVIDADES ENVOLVENDO O LIXO DOMÉSTICO

Adriano Vargas Freitas, Tainara Rodrigues Pedro Barra

Resumo


O artigo apresenta relato de experiência envolvendo proposta de práticas pedagógicas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos que focam o ensino e a aprendizagem de Ciências, intitulada “Pensando o lixo”. Buscamos responder à seguinte questão: Como envolver os estudantes da EJA em atividades de Ciências? A proposta foi aplicada em uma turma de EJA da rede municipal de Angra dos reis, e, dentre os resultados obtidos, a constatação de que atividades direcionadas à EJA devem valorizar seus conhecimentos prévios, e incorporá-los, de modo que estes estudantes se sintam também valorizados, e reconheçam nestas atividades que o que estudam está em constante integração com seus conhecimentos utilizados em seu cotidiano. Para isso, a linguagem utilizada deve ser adequada, sem que haja infantilização. Além disso, que as atividades não signifiquem mera simplificação ou aligeiramento nos estudos.

Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Ciências, Proposta Didática

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page