Livros didáticos de Matemática de sexto e sétimo ano do Plano Nacional de Livros Didáticos 2017-2019: uma análise da utilização de gêneros textuais a partir das versões iniciais da Base Nacional Comum Curricular.

Marcos Cruz de Azevedo, Elaine Alves Santos Melo, Angelo Santos Siqueira

Resumo


O presente texto tem por objetivo verificar como os gêneros textuais são utilizados no ensino de matemática. Para isso, foram analisadas quatro coleções de livros didáticos de matemática dos anos finais do ensino fundamental, selecionados pelo Ministério da Educação para o Plano Nacional do Livro Didático - PNLD, período 2017-2019 e disponibilizados pelas editoras nas escolas públicas. Os resultados revelam que há uma diversificação dos gêneros textuais nas obras. A saber: tiras, histórias em quadrinhos, poemas, infográficos, tabelas, glossário, contos, entre outros. Eles estão distribuídos em quatro contextos distintos: apresentação de um conteúdo; na prática dos exercícios; na discussão de problemas contextualizados e por fim na aplicação da matemática. Percebe-se que os gêneros textuais favorecem à comunicação e a ampliação dos conhecimentos matemáticos, bem como possibilitam a atração por esta área do conhecimento.

Palavras-chave


Gêneros Textuais, Ensino de Matemática, Livro Didático

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