SEDENTARISMO E INATIVIDADE FÍSICA EM ADOLESCENTES COM FAIXA ETÁRIA DE ESCOLARES DO ENSINO MÉDIO E REFLEXÕES PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Francisco Gomes Silva Junior, Talita Barros Leal Gomes da Silva, Janaína Silva Ferreira, Sidnei Jorge Fonseca-Junior

Resumo


Para que a prevalência do sedentarismo e/ou da inatividade física e seus fatores associados sejam debatidos no cotidiano das aulas de educação física, faz-se necessário uma revisão de estudos realizados em diferentes realidades do Brasil. Desta forma, os objetivos deste estudo foram: 1) Analisar a prevalência da inatividade física e do sedentarismo, assim como seus fatores associados, em adolescentes na faixa etária do ensino médio de diferentes regiões do Brasil. 2) Discutir sobre possíveis intervenções da educação física escolar no combate à inatividade física e ao sedentarismo. Para esta análise optou-se por realizar uma revisão sistemática da literatura, especificamente no portal da Biblioteca Virtual em Saúde. Foram selecionados nove artigos após o cruzamento dos descritores “inatividade física”, "sedentarismo", “ensino médio” e “educação física”. A prevalência de sedentários e inativos fisicamente foi considerada alta em todos os estudos com alunos de faixa etária de ensino médio, tendo como principais fatores associados as variáveis socioeconômicas, alimentação saudável, gênero, idade, ausência nas aulas de educação física, turno das aulas, utilização de aparelhos eletrônicos e estética corporal. Tais informações são importantes para que as aulas de educação física escolar sejam planejadas com intenção de estimular os adolescentes para a prática de exercícios físicos.

Palavras-chave


Atividade Física; Exercício Físico; Comportamento do Adolescente

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