PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: ABORDAGEM DO CONTEÚDO SAÚDE NUMA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Júlia Araújo, Bernardete Amaral

Resumo


Acredita-se que a seleção de conteúdos para as aulas de Educação Física deva atender às orientações dos Blocos e das dimensões dos conteúdos contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em prol da diversidade dos temas que se adequem às aulas, possibilitando, no espaço escolar, formação mais ampla para os alunos. Dessa forma, o presente estudo objetivou verificar a possibilidade de aulas de Educação Física que incluam o tema “Saúde e Qualidade de Vida” em suas práticas pedagógicas. A metodologia utilizada é descritiva, com análise predominantemente qualitativa. Assim, serão apresentadas evidências de estágio supervisionado na Educação Física em dez aulas nos anos iniciais do ensino fundamental, predominantemente com conteúdos de esportes e jogos, o que direcionou o estudo para uma perspectiva do relato de experiência de uma professora numa aula sobre tema saúde. Considerou-se, ao final do estudo, que as aulas com tema sobre saúde são difíceis de serem abordadas por professores, porém, quando são, promovem aprendizagem significativa, em virtude de desenvolver a aula nas dimensões de conteúdos conceitual, procedimental e atitudinal, demostrando segurança do professor que planeja e articula aula no espaço escolar.
Palavras-chave: Educação Física; Conhecimento sobre o Corpo; Saúde e Qualidade de Vida.

Palavras-chave


Educação Física; Conhecimento sobre o Corpo; Saúde e Qualidade de Vida.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page