Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Alumni- Revista Discente da UNIABEU- ISSN 2318-3985?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

REVISTA ALUMNI

Normas para publicação

 

1. Os trabalhos submetidos online, pelo site da revista, serão inicialmente analisados quanto às normas de publicação pelo Editor, e posteriormente enviados à avaliação em mútuo anonimato para dois pareceristas ad hoc e, em caso de discordância, a um terceiro. Ressalta-se a obrigatoriedade da submissão ser feita pelo professor orientador, caracterizando, assim o seu aval.

2. Os artigos deverão seguir rigorosamente as normas de formatação do texto. A desconsideração das normas implicará a não aceitação do texto.

2.1. Formatação:

2.1.1 Salvar em arquivo DOC (apenas);
2.1.2 Tamanho do papel: A4 (297x210mm);
2.1.3 Margens de 3 cm;
2.1.4 Fonte Times New Roman corpo 12, espaço 1,0, parágrafo justificado e sem hifenação;
2.1.5 Recuo de parágrafo: 1,25 cm da margem esquerda;
2.1.6 Utilizar negrito para títulos de obras,

2.1.7 As citações até três linhas devem vir no corpo do texto, entre aspas duplas, utilizando-se a chamada autor-data (AUTOR, ano, página). Não utilizar itálico.

Exemplo: 

Para Minayo (2001, p. 22) “o conjunto de dados quantitativos e qualitativos não se opõem, ao contrário, se complementam.”


2.1.8 As citações com mais de quatro linhas devem ter recuo de 4 cm da margem esquerda e estar em fonte  11, com espaço simples;

 Exemplo:

O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:

 [...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como 'fenômeno social', tem-se frequentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 1992, p.30).

2.1.9. O uso de itálico deve ser limitado às palavras estrangeiras.

2.1.10. As aspas duplas devem ser utilizadas para ênfase, caso necessário.

2.1.11. As notas de rodapé, explicativas, devem ser restritas ao mínimo necessário.

2.1.12. Citações apud devem ser evitadas.

2.2. Ordem das partes do artigo:

2.2.1          título centrado e em maiúsculas

2.2.2          nome do autor e sigla da instituição (máximo de dois autores), alinhados à direita;

2.2.3           resumo, em português, no máximo de 8 (oito) linhas;

2.2.4           palavras-chaves (no máximo quatro);

2.2.5           texto propriamente dito.

Além da introdução e da conclusão (pode ser intitulada “Considerações finais”, a critério do autor), que são obrigatórias, recomenda-se que o artigo seja subdividido em seções e/ou subseções. É necessário destacar a relevância do tema e a contribuição do trabalho para a área, bem como os pressupostos teóricos em que o texto se baseia, além de objetivos (e/ou hipóteses) que o norteiam. A metodologia de pesquisa ou abordagem utilizada na elaboração do trabalho deve ser explicitada, assim como as análises de dados e os resultados obtidos. O artigo deve citar ou fazer referência a autores e bibliografia atualizada(pelo menos uma obra publicada nos últimos cinco anos)ao longo do texto.

2.2.6          referências bibliográficas;

2.2.7          título em inglês;

2.2.8          abstract, no máximo de 8 (oito) linhas;

2.2.9           key words (no máximo quatro).

 2.3. Referências bibliográficas:

A lista de obras citadas deve ser organizada segundo as normas da ABNT (NBR-6023) e apresentada ao final, sob o título “Referências bibliográficas”, em ordem alfabética pelo sobrenome do autor:

 2.3.1. Livro: sobrenome do autor, título do livro, local de publicação, editora, data.

Exemplo:

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.


2.3.2. Artigo: nome do autor, título do artigo, nome do periódico, local de publicação, editora ou entidade responsável pela publicação, volume e número do periódico, números inicial e final das páginas do artigo, data.

Exemplo: 

COSTA, A.F.C. da Estrutura da produção editorial dos periódicos biomédicos brasileiros. Trans-in- formação, Campinas, v. 1, n.1, p. 81-104, jan./abr. 1989.

 2.3.3 Para trabalhos apresentados em eventos (congressos, seminários, simpósios, reuniões, encontros etc.), a referência deverá ter o seguinte formato:

SOBRENOME DO AUTOR, nome do autor. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local: nome da editora, ano de publicação. p. página inicial-final.

Exemplo: SCLIAR-CABRAL, Leonor. O conceito de letramento: uma questão polêmica. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 9., 1994, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 1995. v. 2, p. 1276-1282.

 

2.3.4          Para textos de publicação eletrônica:

SOBRENOME(s), PRENOME(s) abreviado(s). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. . Data de acesso: 

Exemplo:

PAIVA, G. J. Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no BrasilPsicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 2, jul./ago. 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/>. Acesso em: 12 mar. 2001.

 

2.3.5 A obra que estiver na lista e não tiver sido usada no texto será eliminada;

  3. Os artigos deverão ter entre 8 e 10 páginas.

4. As resenhas devem ter como objeto obras recentes (publicadas nos dois últimos anos) e devem apresentar como título a referência bibliográfica da obra resenhada, mencionando-se inclusive o número de páginas. O texto crítico deve manter-se no limite máximo de 3 (três) páginas.

5. O orientador deverá realizar uma revisão acurada no texto antes da submissão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,0; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.