O uso de mapas conceituais como instrumento pedagógico: um estudo de caso no curso de administração

Alberto Carlos Teixeira Alvarães, Ligia Silva Leite

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo de caso desenvolvido em uma instituição de ensino superior do Rio de Janeiro, no curso de Administração, envolvendo a utilização de mapas conceituais como instrumento pedagógico. Como referencial teórico, foram explorados, principalmente, os fundamentos de mapas conceituais e suas possíveis contribuições para o processo de ensino-aprendizagem a partir de Novak, além de outros autores como Ausubel, Peña e Moreira. A pesquisa em referência foi dividida em duas etapas de estudo, sendo a primeira o desenvolvimento de uma atividade de aprendizagem de forma “tradicional”, sem a utilização de mapas conceituais, e a segunda com a utilização deste instrumento. Em ambas as etapas foi utilizado um mesmo texto base que abordava indiretamente conceitos da área de Administração. A partir das constatações das duas etapas, foi possível elaborar um processo de comparação e análise. Com os resultados obtidos, foi possível verificar um relevante aumento de relacionamentos de conceitos feitos pelos discentes na etapa na qual foi utilizado o instrumento quando comparado com a etapa na qual o mesmo não foi utilizado, o que sinaliza para possíveis contribuições relevantes que os mapas conceituais podem proporcionar para o processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


mapas conceituais, aprendizagem significativa, práticas pedagógicas

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