Custeio Baseado em Atividades (ABC) Aplicado ao Setor Público: Estudo de Caso no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ)

Luis Paulo Faria Carmo, Lino Martins Silva

Resumo


RESUMO

 

O objetivo desta pesquisa foi verificar se o método de Custeio Baseado em Atividades (ABC) é adequado para ser aplicado na mensuração dos custos educacionais no Colégio Militar do Rio de Janeiro. Embora a Lei federal nº. 4.320/64 já determinasse a necessidade de apuração dos custos, ingressos e resultados, a Administração Pública ainda não sabe quanto custa cada uma de suas atividades. A relevância do tema deriva da necessidade de as Organizações Públicas de permitir o acompanhamento e a avaliação de sua gestão. Porém, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), principal ferramenta do governo, não evidencia em suas contas o custo de cada atividade. A metodologia utilizada teve como “principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar idéias a fim de fornecer hipótese pesquisável para estudos posteriores” (Tripodi, Fellin e Meyer, 1981, p.64) e como fontes de pesquisa a revisão bibliográfica e a análise documental, sendo utilizado como estratégia metodológica de um estudo de caso real no Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ). A análise dos resultados aponta ser adequada a aplicação do método de Custeio Baseado em Atividades (ABC) para evidenciação dos custos das atividades educacionais, bem como subsidiar a avaliação da qualidade do gasto Público.

 

Palavras-chave: Sistema de Informação de Custos, Custeio Baseado em Atividades (ABC), Setor Público.

 

ABSTRACT

 

The aim of this research was to verify if the Activity Based Cost (ABC) is suitable to be applied in the measuring of the educational costs in the Military College of Rio de Janeiro. Although, the Federal Law 4.320/64 already determined the necessity of verification of the costs, ingressions and results, the Public Administration does not know the cost of each its activities. The relevance of the subject drift of the necessity of the Public Organizations to allow to the accompaniment and the evaluation of its management. However, the Integrated System of Financial Administration of the Federal Government (SIAFI), main tool of the government, does not evidence in neither of its accounts the cost of each activity. The used methodology had as “main purpose to develop, to clarify and to modify ideas in order to supply researchable hypothesis for studies” (Tripodi, Fellin and Meyer, 1981, p.64) and as research sources the bibliographical revision and the documentary analysis, being used as methodological strategy a study of real case in the Military College of Rio de Janeiro (CMRJ). The analysis of the results points to be suitable the application of the Activity Based Cost (ABC) with respect to evidence the costs of the educational activities, as well as subsidizing the evaluation of the quality of the Public expense.

 

Keywords: System of Information of Costs, Activity Based Cost (ABC), Public Sector.

 


Palavras-chave


Sistema de Informação de Custos, Custeio Baseado em Atividades (ABC), Setor Público.

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