A INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Denise Doná, Thiago Kader Rajeh Ibdaiwi, Damiana Machado de Almeida, Luis Felipe Dias Lopes

Resumo


Este estudo tem como objetivo verificar se as ações mercadológicas utilizadas pelo auto posto, localizado na cidade de Santa Maria/RS, estão de acordo com o comportamento de seus clientes. O estudo caracteriza-se como sendo de natureza quantitativa e a estratégia estudo de caso. Utilizou-se questionário constituído de 15 perguntas no qual foi respondido por 201 clientes. Esta pesquisa foi aplicada em 2012 e os resultados comparados com a mesma pesquisa aplicada em 2009. Através dos resultados foi possível verificar que a maioria dos clientes abastece no auto posto a mais de cinco anos, sendo que houve um significativo aumento de novos clientes. No geral, os clientes sentem-se satisfeitos com os produtos oferecidos e serviços prestados, sendo que, consideram como principal atrativo o atendimento. Avaliaram os colaboradores como educados e prestativos, sendo este um ponto positivo visto que a maioria dos clientes está em contato direto e semanalmente com os funcionários, conforme mostrou a pesquisa. Conclui-se que é importante o bom relacionamento da empresa prestadora de serviços, com os seus clientes. Todo e qualquer empreendimento depende dos clientes e de uma relação mútua de comprometimento e satisfação.

Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Auto Posto; Marketing de Relacionamento

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