MENSURAÇÃO DE SATISFAÇÃO E RETENÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: UM ESTUDO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SOMBRIO/SC

GILBERTO CARLOS MONTEIRO DAROSI, Daniel Fernando Anderle, Cristiano Pochmann

Resumo


Este artigo aborda a questão do marketing interno dentro das instituições públicas, como um dos elementos capazes de contribuir para o desempenho organizacional. Neste estudo, realizado em Sombrio/SC, realizou-se uma pesquisa sobre esse assunto no âmbito dos serviços públicos de educação oferecidos por esse município e buscou compreender qual o nível de satisfação dos professores da rede municipal de ensino, os respectivos fatores de (in)satisfação e o turn-over futuro neste setor. Os dados obtidos por meio da aplicação de questionários aos docentes da rede municipal evidenciaram um bom nível de satisfação, gerado principalmente por fatores como as condições de trabalho e relacionamento entre colegas. Além disso, observou-se que o município tende a enfrentar um baixo índice de rotatividade entre os professores, permitindo m planejamento longo prazo no que se refere a entrada de novos profissionais.

Palavras-chave


Endomarketing, Satisfação, Gestão de Pessoas, Administração Pública, Gestão Pública.

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