UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS ARTIGOS DE PERÍCIA CONTÁBIL DOS PRINCIPAIS CONGRESSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

João Gabriel Nascimento de Araújo, Juliana Matos de Meira, Leandro da Costa Lopes, Priscilla Milfont de Medeiros, Tiago de Moura Soeiro

Resumo


Este trabalho objetivou verificar quais as características dos artigos científicos apresentados nos principais congressos de Contabilidade, que abordam a temática Perícia Contábil. A pesquisa foi classificada como descritiva e exploratória. Foram selecionados três congressos referências, onde foram encontrados dois mil setecentos e quarenta e dois artigos, selecionando-se dezoito artigos que atendiam aos requisitos da pesquisa (conter os termos perícia, laudo pericial e/ou perito no título, resumo e/ou palavras-chave). Foram analisadas as seguintes características: número de autores, sexo dos autores, formação acadêmica, maior titulação, autores que mais publicam na temática, a natureza das instituições as quais os autores estão vinculados (pública ou privada), a frequência de publicações por instituição, sua localização geográfica, bem como o método de coletas dos dados dos trabalhos e classificação das referências utilizadas. Observou-se neste estudo a pouca quantidade de trabalhos na temática nos congressos analisados, correspondendo a 0,66% do total de artigos dos congressos. O perfil encontrado nesse estudo aponta predominância de trabalhos com dois e quatro autores (38,89%, cada), sendo a maioria de sexo masculino (60,71%), com formação acadêmica em Ciências Contábeis (58,93%), e titulação de mestres (39,29%), provenientes de instituições privadas (64,29%) e da região Sudeste (37,50%) e que utilizam predominantemente referências nacionais (88,77%).

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page