ESTRATÉGIAS DE MARKETING NO SETOR VITIVINÍCOLA: CASO DE UMA VINÍCOLA DA REGIÃO DA CAMPANHA

Thiago Antonio Bueron, Márcion Deiwid Pereira Pina, Lucas Veiga Ávila, Lúcia Rejane Da Rosa Gama Madruga, Vitor Kochhann Reisdorfer

Resumo


O vinho brasileiro cresceu muito nos últimos anos em produção e qualidade, alguns com o nível de muitos estrangeiros famosos e reverenciados, sendo o Estado do Rio Grande do Sul o principal vitivinicultor onde estão algumas das principais e mais premiadas Vinícolas do país. A região da Campanha destaca-se na produção de uvas finas com padrão de maturação ideais para a elaboração de vinhos finos. A região já é responsável por 15% da produção no Brasil e conta com dezesseis Vinícolas. O presente trabalho tem por objetivo a análise das estratégias de marketing utilizadas por uma Vinícola pertencente à região da campanha, onde as empresas do setor encontram problemas para tornar seus produtos reconhecidos, competitivos e rentáveis. Para o desenvolvimento do trabalho foi feita uma análise do composto mix de marketing, foram identificadas as ações da Vinícola frente aos 4P’s: produto, preço, promoção e praça. O resultado da análise apresenta os aspectos relevantes ligados ao planejamento estratégico de marketing da empresa e são descritos alguns pontos fortes e fracos das ações da Vinícola frente ao mix de marketing, bem como aponta algumas necessidades de gestão e de planejamento estratégico de marketing para seu melhorar o desempenho da empresa no mercado e em sua gestão interna.

Palavras-chave


Estratégias; Marketing; Vitivinicultura; Vinhos Finos.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page