FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA CONTEMPORANEIDADE: O USO DO COMPUTADOR, INTERNET E OUTRAS TECNOLOGIAS

Vlademir Marim, Adriano Vargas Freitas

Resumo


O artigo apresenta reflexões a respeito de uma das tendências de pesquisa em Educação Matemática: a Formação do Professor. Inicia com a apresentação de alguns pontos da história da Educação Matemática, com destaque para as suas diferentes vertentes de pesquisas. Em seguida, analisa algumas concepções relacionadas à necessária formação/inclusão do professor de matemática (e de outras áreas) para a melhor utilização de tecnologias em suas aulas, de forma a adequar a capacidade comunicacional desses recursos às suas práticas. Por fim, apresenta um recorte de pesquisa realizada com professores da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Por meio de entrevistas, colhemos depoimentos que convergem para a percepção de estas tecnologias podem significar melhoria de suas práticas. Entretanto, ressaltam a necessidade de capacitação que possa indicar caminhos que os direcionem para a integração de nossas escolas à nova sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Educação Matemática. Formação do Professor. Novas Tecnlogias de Comunicação e Informação.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page