O USO DE UM SIMULADOR DO PLANO INCLINADO COMO ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS

wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elcio Schuhmacher

Resumo


Este artigo se constitui no relato de uma experiência de ensino, realizada nas aulas das disciplinas de matemática e ciências, com alunos de oitava série do ensino fundamental. É o relato de uma das atividades de uma sequência didática, desenvolvida para explorar as três formas de representação de uma função matemática e também para estudar o movimento de queda livre dos corpos. A atividade desenvolvida, descrita neste artigo, é o uso de um simulador do plano inclinado, além dessa, comenta-se sobre a aula pratica realizada, na qual se fez uso das funções enquanto linguagem estruturante no estudo de um fenômeno físico. Para um melhor entendimento do conteúdo de funções, se fez uso do experimento de física, de rolagem de um corpo sobre um plano inclinado.

Palavras-chave


Ensino de matemática e ciências; Plano inclinado; Tecnologia educacional; Modelização matemática; Simulação.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page