AVALIANDO O PRONATEC NO IFPB: UM ESTUDO SOBRE IMPLEMENTAÇÃO

Fabricio do Nascimento Santos, Richard Medeiros de Araújo, Fernando Torres da Costa Junior, Thiago Ferreira DIas

Resumo


Ciente da necessidade de avaliar as políticas públicas, este artigo buscou proceder na avaliação da implementação do (PRONATEC) Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, criado pelo Ministério da Educação, executado no (IFPB) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A execução do trabalho foi desenhada a partir do modelo teórico de avaliação de implementação de políticas públicas desenvolvido por Draibe (2001), a qual avalia através de parâmetros obtidos a partir de uma separação metodológica em sistemas e processos de execução do programa, tendo como universo os gestores das coordenações adjuntas do programa no campus João Pessoa e do campus Guarabira. Após a análise, foram evidenciados como eficientes os sistemas e processos executados pelo programa no âmbito do IFPB. Dentre os principais resultados, tem-se um excelente índice de execução das matrículas pactuadas desde sua implantação, outro ponto forte é capacidade financeira do programa, pois o mesmo recebe volumosos recursos. Conclui-se então, que o programa após avaliação dos seus sistemas/subsistemas e processos obtém uma classificação eficiente em termos da sua implementação/execução.

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