AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: O CASO DE UMA ESCOLA TÉCNICA VINCULADA A UMA IES

Marcia Helena dos Santos Bento, Alexandra Silva dos Santos Furquim

Resumo


O presente estudo versa sobre a avaliação institucional, tendo como objetivo geral a proposição de dimensões de avaliação aplicáveis à gestão do ensino técnico e profissional. Para alcançar esse objetivo, foi necessário realizar: análise das dimensões do SINAES; análise dos critérios de qualidade do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP); análise da avaliação institucional aplicada nos cursos técnicos do Colégio Politécnico da UFSM; definição das dimensões a serem avaliadas no ensino técnico e profissional. A abordagem da pesquisa foi quali-quantitativa, buscando, primeiramente, um estudo exploratório que embasou a formulação do questionário. O instrumento foi aplicado a 35 estudantes do segundo semestre do Curso Técnico em Administração da instituição pesquisada. Na análise de dados, utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e análise de conteúdo para os qualitativos. Os principais resultados alcançados foram a confirmação da inaplicabilidade de alguns quesitos da avaliação aos discentes, devendo ser direcionada ao respectivo público-alvo, como também a falta de inserção de quesitos que avaliem a qualidade do ensino. A partir desses resultados, são propostos indicadores para a gestão do ensino técnico e profissional, a partir dos critérios do GesPública e das dimensões do SINAES.

Palavras-chave


Avaliação Institucional; SINAES; GesPública

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