PRÁTICAS EDUCATIVAS E ESTILOS PARENTAIS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA BRASILEIRA

Juan Benjamin Soto Rios, Dayane Fernandes Ferreira, Eraldo Carlos Batista

Resumo


O objetivo desse artigo foi fazer um levantamento das produções científicas sobre Práticas Educativas e Estilos Parentais indexadas nas bibliotecas virtuais Scientifc Electronic Library Online (SciELO) e o Periódico Eletrônico em Psicologia (PePSIC) período entre 2008 a 2014 correspondente a seis anos. Os descritores utilizados para a pesquisa foram: práticas educativas, estilos parentais e práticas parentais. Foram encontrados dez artigos que contemplaram os objetivos desse estudo, sendo dois na base de dados Pepsic e oito na Scielo. Os resultados mostraram que o desempenho dos pais pode influenciar o comportamento dos filhos no contexto escolar, no interesse aos estudos, em situações de diagnósticos de TDAH e na prevenção e o próprio uso de drogas. Este estudo possibilitou a compreensão dos diferentes contextos em que os estilos parentais e as práticas educativas podem ser estudados, proporcionando a aplicação de intervenções voltadas à população considerada mais vulneráveis a práticas parentais negativas.

Palavras-chave


Estilos parentais; Práticas educativas; Educação familiar

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