ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS COMPONENTES DAS EMENTAS CURRICULARES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DAS IES DE CARUARU E OS COMPONENTES DO EDITAL DO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Alyne de Moura Silva, Tiago de Moura Soeiro, João Gabriel Nascimento de Araújo, Juliana Gonçalves de Araujo, Rodrigo Vicente dos Prazeres

Resumo


O objetivo geral deste estudo é verificar se realmente há aderência entre as disciplinas das matrizes curriculares dos cursos de Ciências Contábeis da cidade de Caruaru/PE em relação aos conteúdos exigidos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Exame de Suficiência. Esta pesquisa se realizou por meio de estudo documental. Destacam-se ainda os aspectos relacionados à profissão contábil, ao ensino superior e às diretrizes curriculares. Analisando todo material da pesquisa, foi possível observar que o conteúdo com maior número de questões foi o de Contabilidade Geral, com média de 32,67% de participação nas provas. Também foi possível perceber o nível de aderência de cada instituição de ensino estudada em relação ao Exame de Suficiência do CFC. Tendo como destaque a Nome Completo da IES (FAFICA), que tem em sua grade curricular 65,00% de disciplinas aderentes com os conteúdos programáticos do exame. A Faculdade Maurício de Nassau e a Unifavip Devry possuem respectivamente, 53,31% e 50,00% de aderência ao Exame de Suficiência Contábil.

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