O IMPACTO DA MUDANÇA DO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM TRADICIONAL PARA A METODOLOGIA ATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Sra. Claudia Faria Dutra de Souza, Sra. Isabelle Marinho Roziska, Sra. Thaís de Albuquerque, Sr. Cícero Figueiredo Freitas, Sr. Ricardo Luzardo

Resumo


As Diretrizes Curriculares Nacionais propõe aos cursos de medicina um currículo baseado em competências, onde os conteúdos das ciências básicas e clinicas são desenvolvidos de forma integrada com os problemas de saúde da população, além de conter orientações para a adoção de metodologias de ensino centradas no aluno. Dessa forma, a Universidade do Grande Rio (Unigranrio) implementou em seu sistema de ensino os métodos ativos, uma concepção educativa na qual o estudante é o principal agente na construção do conhecimento, cabendo ao professor o papel de ativador/mediador no processo de ensino-aprendizagem.Sendo assim, o presente estudo do tipo relato de experiência teve como objetivos descrever a mudança do método tradicional de ensino para o ativo contemporâneo. Relatar a participação dos alunos no novo método e o compromisso do corpo docente na sua aplicação, além de descrever e caracterizar a metodologia ativa aplicada. Constatou-se que as principais modificações feitas, em comparação ao método tradicional de ensino, foram a utilização de casos clínicos através de uma adaptação do método do Arco de Charles Maguerez, a avaliação de imagens radiológicas e a utilização de peças anatômicas sintéticas. Alem disso, a análise histologia tornou-se informatizada mediante a utilização de programas. Foi também inaugurado o laboratório de vivencias, o que fez com que os acadêmicos despendessem muito mais tempo nas atividades práticas do que em sala de aula. Os investimentos feitos pela universidade, tanto em metodologia de ensino como em recursos, promoveram a curiosidade discente, o incentivo à autonomia e à interdisciplinaridade, o desenvolvimento do espírito de equipe e a aplicação prática da teoria.

Palavras-chave


Educação; Metodologia ativa de aprendizagem; Educação médica

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