A questão da autenticidade do texto em aulas de leitura instrumental em língua inglesa

Cristiane de Moraes Salvino

Resumo


O presente artigo é proveniente de uma pesquisa, de base interpretativista, destinada a investigar de que forma a autenticidade de um texto interfere na compreensão do mesmo pelo aluno, partindo de minha experiência como docente dos níveis fundamental e médio e na formação de professores. O trabalho baseia-se em postulados teóricos referentes à questão da autenticidade e ao estudo da aprendizagem dita significativa, bem como a aspectos relacionados à abordagem instrumental no ensino de línguas. A pesquisa surgiu de ações de pesquisa vinculadas ao projeto Investigação na sala de aula como ponto de partida para propostas de projetos de ensino de LE, o qual pretendia reconhecer as necessidades de determinadas escolas públicas populares a fim de se criar material didático para este contexto. Além disso, pretendia-se preparar futuros professores para atuarem com alunos sócio-economicamente menos favorecidos. Como esse projeto tomou outros rumos, estou dando prosseguimento à pesquisa sem o auxílio dos bolsistas de então.


Palavras-chave


texto autêntico; abordagem instrumental; pesquisa interpretativista; aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page