O USO DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO MÉDIO EM QUÍMICA

Ligia Oliveira Gomes, Douglas Marcelo Merquior

Resumo


Os jogos didáticos têm sido cada vez mais empregados nas salas de aula, onde professores os utilizam como recursos complementares ao ensino, tornando a aula mais dinâmica, interessante e interativa. Esse artigo foi desenvolvido em uma abordagem qualitativa, compreendendo essencialmente as etapas de execução do jogo em sala de aula e análise de avaliação, respondida por alunos. O conteúdo selecionado para o desenvolvimento desse trabalho foi nomenclatura de funções orgânicas. Para tal, adaptou-se o clássico jogo de dominó para o reconhecimento dessas funções. Ademais, o jogo de dominó de funções orgânicas foi aplicado nas turmas do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio de Aplicação José de Sousa Herdy, localizado no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Foi observado que o jogo de dominó de funções orgânicas motivou o aprendizado, pois os alunos o reconheceram como uma alternativa prazerosa à rotina das aulas expositivas, bem como estimulante para ajudar na fixação do conteúdo estudado.

Palavras-chave


Ensino de Química. Jogos didáticos. Funções orgânicas

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page