SERIOUS GAMES COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DO SÉCULO 21: A PERCEPÇÃO DE GAME DESIGNERS DIANTE DA REALIDADE DOS USUÁRIOS

Pablo Padilha, Brenno Buarque de Lima, Thiago Ayres Barreira de Campos Barros, Ezequiel Alves Lobo

Resumo


Nos últimos anos, desenvolvedores de jogos de diversas partes do mundo têm se dedicado a aplicar princípios de jogos em processos variados, tais como treinamento e educação, colaboração, comercialização, fidelização e inovação isso porque os desafios do século 21 reforçam a necessidade do desenvolvimento de novas habilidades e competências, sendo que os jogos são uma forma de aprendizagem ativa e que o aprendizado baseado em jogos faz parte de um desses métodos existentes. O objetivo do presente estudo é identificar se a percepção de game designers sobre o nível de desenvolvimento de habilidades que um serious game específico pode provocar reflete a percepção de usuários de jogos. O estudo baseia-se em uma abordagem quantitativa e pesquisa de campo, sendo empregado a técnica survey para a coleta de dados, tendo sido aplicados 128 questionários, sendo 4 para game designers e 124 para alunos de dois cursos de graduação. O objetivo do estudo pode ser alcançado, tendo sido revelado nos grupos analisados que a percepção dos game designers não reflete a percepção dos usuários. A análise comparativa das médias entre usuários e game designers revelou uma proximidade em algumas habilidades, mas o achado não se mostra relevante pelo fato de serem um número baixo e, principalmente pelos testes de igualdade de médias revelarem desigualdade para a grande maioria das habilidades analisadas.

Palavras-chave


serious game; desenvolvimento de habilidades; gamificação

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