AS POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO E A GESTÃO ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL: REVISÃO NARRATIVA

Rosana Cognolato, Jane Kelly Oliveira Friestino

Resumo


O presente trabalho analisa, através da revisão bibliográfica narrativa, o panorama das políticas públicas educacionais no município de São Paulo e situações que teoricamente exigiriam do gestor escolar no ensino fundamental uma nova postura. O fio condutor deste estudo foi a democratização do país e do ensino público. As políticas públicas educacionais das diferentes esferas: federal, estadual e municipal, tem incidido sobre a atuação e perfil desejado do gestor público educacional. Perfil este, que tem mudado ao longo do tempo, exigindo que o gestor seja hoje não só um simples administrador, mas também um articulador da gestão democrática. O conhecimento das políticas públicas por parte do gestor, facilita uma administração articuladora e democrática, resultando em uma educação de qualidade social.

Palavras-chave


Gestor escolar; Políticas públicas; Ensino fundamental

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page