A PERMANÊNCIA DO ALUNO NO CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: a visão do tutor

Richard Medeiros de Araújo, Barbara Regina Lopes Costa, Susana Ester Kruger Dissenha

Resumo


RESUMO: Com objetivo de conhecer a visão do tutor sobre a permanência do aluno, no curso de graduação a distância, essa pesquisa foi realizada aplicando um questionário on-line à uma amostra de 540 tutores de Instituições de Ensino Superior brasileiras. O instrumento era composto de dois blocos de questões: o primeiro de múltipla escolha e o segundo com escala de Likert. Os dados foram tratados por estatística descritiva e em seguida foi feita uma discussão por meio de análise dos componentes principais pelo qual emergiram três fatores explicativos. Os resultados mostram, além dos aspectos pedagógicos, a necessidade de acompanhamento do aluno no contexto de todos os serviços educacionais, sendo os fatores destacados: 1 - atendimento presencial, estrutura, PPC e interação; 2 - qualidade do conteúdo e dos materiais, e monitoramento do aluno; e 3 - condição econômica, qualidade da tutoria e história com Ead. Conclui-se que a manutenção de discentes na Ead deve ser gerenciada pelas IES como um complexo conjunto de fatores de ordem diversa, indo além de aspectos pedagógicos, entendendo que a centralidade da relação aluno/eficácia na aprendizagem passa por gestão de aspectos organizacionais, institucionais e pessoais.

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