O USO DE MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS PARA MATERIALIZAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO

Rosa A S M da Motta, Altemar Sales Oliveira, Saulo Barbará de Oliveira

Resumo


O presente artigo aborda os resultados parciais do projeto intitulado O USO DE MAPAS MENTAIS E CONCEITUAIS: ESTÍMULO À APRESENTAÇÃO DE IDEIAS E MATERIALIZAÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO, que teve como fruto o curso Mapas em Ação em 2018 na UFRRJ. Ele apresenta a percepção dos alunos sobre a experiência em aprender a construir mapas mentais e conceituais, como um instrumento auxiliar da aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso, de natureza quanti-qualitativa e exploratória. Os resultados preliminares, de forma em geral, demonstraram satisfação em relação a vários aspectos (infraestrutura, ao conteúdo, formato e dinâmica das aulas) e reconheceram a utilidade e benefícios proporcionados pelos mapas quanto à facilidade e mais agilidade na aprendizagem e apreensão do conhecimento. Pretende-se ampliar a oferta do curso para um maior número de interessados, divulgando o potencial desses mapas, ainda não substancialmente desconhecidos. Espera-se com a continuidade poder coletar dados suficientes para consolidar resultados

Palavras-chave


Mapas Mentais; Mapas Conceituais; Aprendizagem Significativa

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