Criança – sujeito de história e cultura: princípios metodológicos da pesquisa com crianças

Virna Mac-Cord Catão

Resumo


O presente artigo busca expor elementos metodológicos de um novo paradigma: a pesquisa com crianças. Nele apresentamos reflexões acerca desta metodologia de pesquisa, discorrendo sobre os aspectos teóricos e práticos. Trata da concepção de infância subjacente às pesquisas em debate e analisa três questões em cada seção. A primeira apresenta o referencial teórico de pesquisa em Ciências Humanas, debruçando-se em Bakhtin e Vigotski, que trazem a materialidade da linguagem como eixo central de pesquisas que buscam conhecer os sujeitos. A segunda discute a ideia de crianças como sujeitos de pesquisa, o que põe em discussão a pesquisa com crianças e a pesquisa sobre crianças.A terceira seção trata de explicitar os instrumentos e movimentos da pesquisa intervenção com crianças, trazendo falas reais das crianças, que expõem a metodologia adotada e a relação recíproca de contexto-pesquisa-contexto / sujeitos-pesquisador-sujeitos. Estas são algumas questões desafiadoras e que seguramente oferecem novas perspectivas no campo das pesquisas com crianças. Tais questões emergiram da realização de uma pesquisa mais ampla, concluída em 2011, no Mestrado em Educação da UFRJ.


Palavras-chave


Pesquisa em Ciências Humanas - Pesquisa com Crianças – Pesquisa Intervenção.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page