Quando a menor distância entre dois pontos é uma curva na implantação de novas tecnologias de pesquisa no ensino de Design

Francisco Leite Aviani

Resumo


Neste artigo foi abordado o período de  implantação de uma nova tecnologia de confecção de protótipos de produtos em curso de Desenho Industrial. Procurou-se uma abordagem realista dos eventos que contribuíram e redirecionaram a pesquisa. Paralelamente foi analisada a importância da tecnologia para o meio e suas consequências para a Unidade Acadêmica. As ações iniciais relativas à implantação foram transformadas com o tempo e flexibilizadas com o próprio processo, o que exigiu mais trabalho e gasto maior de energia do que o planejado.

Observa-se uma mudança de percurso durante o processo e discute-se sobre o pensamento linear e não linear em ensino de Design e suas contribuições para a obtenção de resultados. Entretanto, as mudanças ocorridas pela utilização das tecnologias se mostraram tão importantes quanto as próprias tecnologias, com isso, a parceria com outras unidades tecnológicas tornou-se importante tanto para o processo, quanto para a conscientização e divulgação de técnicas de prototipagem. A adoção de ações não planejadas, como a introdução paulatina do conhecimento de prototipagem na grade curricular dos cursos associados, conduziu a uma maior divulgação das informações. A chegada aos resultados se mostrou mais difícil e demorada, porém as consequências para o ensino de Design superaram as expectativas.


Palavras-chave


Prototipagem, Design, Tecnologia

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page