EXPERIÊNCIAS DE RACISMO EM CRIANÇAS: O QUE ACONTECE NO COTIDIANO ESCOLAR?

Ueliton Santos Moreira-Primo, Dalila Xavier de França

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar relatos de experiências de racismo na escola e as consequências dessas experiências na vida das crianças. Realizamos entrevistas individuais com crianças negras residentes de duas cidades do interior do semiárido da Bahia, no Nordeste do Brasil. Para aferir as experiências de racismo, apresentamos uma história de discriminação racial à criança e, em seguida, perguntamos se uma situação igual ou parecida já aconteceu com ela ou com alguém próximo a ela. Os resultados mostram que o racismo é um fenômeno fortemente presente na infância, expressando-se, por vezes, pela exclusão, rejeição e por discriminações verbais e físicas. Como consequência, as crianças negras relatam tristeza, medo, raiva e vergonha, demonstrando que o racismo impacta o bem-estar emocional, psicológico, físico e social das crianças vítimas, além de impedir o desenvolvimento da identidade e do autoconceito positivo. Verifica-se, ainda, que a escola continua sendo um dos principais lugares onde a difusão do racismo e diversas manifestações de discriminações acontecem, gerando impactos na vida educacional das crianças. Concluímos defendendo que medidas antirracistas sejam urgentemente empreendidas na escola, para tal, fazemos algumas considerações sugerindo como a comunidade escolar deveria se envolver nessa forma de educação.

Palavras-chave


Racismo; Escola; Criança

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