DESVENDANDO A MICROBIOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA DISCENTES POTIGUARES

VANESSA PALOMA DE OLIVEIRA SOUZA, MARIA JOSILENE LEONARDO DA SILVA, JOANA SABINO DA SILVA, VIVIAN RAYANE DE MORAIS ALMEIDA, dany geraldo kramer

Resumo


A microbiologia é um campo da ciência que estuda diversos grupos microrganismos, e apresenta grande relevância em decorrência de suas contribuições nas áreas da saúde, na agricultura, na indústria, no meio ambiente ou na biotecnologia. Apesar dessa relevância, sua inclusão no ensino-aprendizagem do ensino médio de escolas públicas, principalmente em escolas potiguares, é ausente ou muito insipiente. Desta forma, ações de extensão que abordem aulas experimentais, se fazem relevantes, de forma que estimulem ao discente sair do abstrato, levando-o a desenvolverem habilidades investigativas, entendimento de conceitos e o processo científico. Assim, objetivou-se descrever um relato de experiência acerca atividades práticas em microbiologia voltadas a discentes do ensino médio de Santa Cruz / RN. As ações englobaram princípios de microbiologia, através do modelo pedagógico conscientizadora/problematizadora e dialogal, com as seguintes etapas: Apresentação teórica sobre microorganismos e biossegurança; Prática de semeadura; Prática de coloração e microscopia. As ações descritas neste relato de experiência permitiram demonstrar a Microbiologia, de maneira diferente do contexto que se é realizado na maioria das escolas públicas brasileiras, tradicionalmente teórica e descontextualizado. Com isso, proporcionou-se aos discentes um estimulo à melhoria no desempenho escolar, enfretamento nas problemáticas do cotidiano, amadurecimento emocional e estimulo ao trabalho em equipe.

Palavras-chave


Microbiologia; Relato de Experiência; Experimentação laboratorial.

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page