COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: AUTOPERCEPÇÃO DOS GERENTES DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Danielle Aparecida Amaral de Moura, Michele Nogueira Castello Branco, Suzete Suzana Rocha Pitombeira, Luis Eduardo Brandão Paiva

Resumo


A crescente busca pelo alcance de metas desafiadoras e excelência de atendimento tem incentivado estudos sobre competências gerenciais no âmbito das instituições bancárias. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as competências dos gerentes de nível intermediário de uma instituição bancária, na autopercepção dos mesmos, segundo a tipologia de Quinn et al. (2003). Foram apresentados oito perfis e 24 competências. Tendo em vista os procedimentos metodológicos, essa pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva, realizada por meio de uma pesquisa de levantamento que teve como unidade de análise os gerentes de nível intermediário de uma instituição bancária. Após a análise dos dados, constatou-se seis competências como mais frequentes: apoio a um ambiente de trabalho produtivo; planejamento do trabalho; gerenciamento do desempenho e processos coletivos; uso de processo decisório participativo; estímulo ao desenvolvimento de empregados; negociação de acordos e compromissos com a equipe. Além do papel de produtor como o predominante entre os gestores de nível intermediário nesta instituição bancária. O estudo impacta na sociedade como um todo, visto que essas instituições fornecem serviços essenciais à sociedade, realizando pagamentos, oferecendo empréstimos, transferindo valores, gerenciados patrimônios e investimentos.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBADE, E.; BEM NORO, G.; OLIVEIRA, M. B. Competências Gerenciais: Um Estudo Realizado no Banco do Brasil. In: Simposio de excelencia em gestao e tecnologia. 2007.

AHEARNE, M.; LAM, S. K.; KRAUS, F. Performance impact of middle managers' adaptive strategy implementation: The role of social capital. Strategic Management Journal, v. 35, n. 1, p. 68-87, 2014.

AZEVEDO, M. C.; TONELLI, M. J.; SILVA, A. L. Contratos flexíveis de trabalho: diferentes perfis de trabalhadores qualificados brasileiros. Revista de Administração, v. 50, n. 3, p. 277-291, 2015.

BARAKAT, S. R.; BOAVENTURA, J. M. G.; POLO, E. F. Alinhamento estratégico da responsabilidade social corporativa: um estudo de caso no setor bancário brasileiro. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 23, n. 1, p. 206-233, 2017.

BATISTA, E. empowerment no setor bancário: emancipação do trabalho ou contradição do discurso? Perspectivas Contemporâneas, v. 1, n. 1, 2006.

BOYATZIS, R. E. The competent manager: A model for effective performance. John Wiley & Sons, 1982.

BRANDÃO, H. P.; BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração Mackenzie/ RAM, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2007.

BRITO, L. M. P.; PAIVA, I. C. B.; LEONE, P. G.Profile management skills in Higher Education Technology. Revista Ciencias Administrativas, v. 18, n. 1, p. 189-216, 2012.

CACERES, R. C.; PAPAROIDAMIS, N. G. Service quality, relationship satisfaction, trust, commitment, and business‐to‐business loyalty. European Journal of Marketing, v. 41, n. 7/8, p. 836-867, 2007.

CASTAÑER, X.; YU, H. The role of middle and top managers in the strategy process. In: Handbook of Middle Management Strategy Process Research. Edward Elgar Publishing, 2017.

COLLINSON, D.; HEARN, J. (Ed.). Men as managers, managers as men: Critical perspectives on men, masculinities and managements. Sage, 1996.

CRESSWELL, T. Towards a politics of mobility. Environment and planning D: society and space, v. 28, n. 1, p. 17-31, 2010.

DENISON, D. R.; HOOIJBERG, R.; QUINN, R. E. Paradox and performance: Toward a theory of behavioral complexity in managerial leadership. Organization Science, v. 6, n. 5, p. 524-540, 1995.

DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. The iron cage revisited: Institutional isomorphism and collective rationality in organizational fields. American Sociological Review, p. 147-160, 1983.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v. 5, n. SPE, p. 183-196, 2001.

FLOYD, St. W.; WOOLDRIDGE, B. The strategic middle manager: How to create and sustain competitive advantage. Jossey-Bass Publishers, 1996.

FLOYD, S. W.; WOOLDRIDGE, B. (Ed.). Handbook of middle management strategy process research. Edward Elgar Publishing, 2017.

FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Escala de competências gerenciais em grupos de pesquisa. Revista de Administração FACES Journal, v. 16, n. 4, p. 46-65, 2017.

FREITAS, P. F. P.; ODELIUS, C. C. Competencias de gestión: un análisis de clasificaciones en estudios empíricos. Cadernos EBAPE. BR, v. 16, n. 1, p. 35-49, 2018.

GARAVAN, T. N.; MCGUIRE, D. Competencies and workplace learning: some reflections on the rhetoric and the reality. Journal of Workplace learning, 2001.

GJERDE, S.; ALVESSON, M. Sandwiched: Exploring role and identity of middle managers in the genuine middle. Human relations, v. 73, n. 1, p. 124-151, 2020.

GODOY, A. S.; ANTONELLO, C. S.; BIDO, D. S.; SILVA, D. O desenvolvimento das competências de alunos formandos do curso de Administração: um estudo de modelagem de equações estruturais. Revista de Administração-RAUSP, v. 44, n. 3, p. 265-278, 2009.

GODOY, A. S.; D'AMELIO, M. Competências gerenciais desenvolvidas por profissionais de diferentes formações. Organizações & Sociedade, v. 19, n. 63, p. 621-639, 2012.

GOLEMAN, D.; JANKOWSKI, A. Inteligencja emocjonalna. Media Rodzina of Poznań, 1997.

GOMES, T. C.; ESTIVALETE, V. F. B.; RAMADAM, A. O. Justiça Organizacional: Análise Empírica da Percepção de Bancários do Setor Público e Privado. Revista Ciências Administrativas, v. 26, n. 3, 2020.

GONCZI, A. 12 Competency-based learning. Understanding learning at work, p. 180, 1999.

HEYDEN, M. L.; FOURNÉ, S. P.; KOENE, B. A.; WERKMAN, R.; ANSARI, S. Rethinking ‘top‐down’and ‘bottom‐up’roles of top and middle managers in organizational change: Implications for employee support. Journal of Management Studies, v. 54, n. 7, p. 961-985, 2017.

HUBER, G. P. Organizational learning: The contributing processes and the literatures. Organization Science, v. 2, n. 1, p. 88-115, 1991.

HUY, Q. N.; CORLEY, K. G.; KRAATZ, M. S. From support to mutiny: Shifting legitimacy judgments and emotional reactions impacting the implementation of radical change. Academy of Management Journal, v. 57, n. 6, p. 1650-1680, 2014.

JACOMETTI, M.; OLIVEIRA, L. C. Influência de uma corporação contemporânea sobre o indivíduo: Imagens do Banco do Brasil e Seus Paradigmas. Perspectivas Contemporâneas, v. 15, n. 1, p. 175-206, 2020.

KATZ, R. L. Skills Of'ah Effective Administrator. Harvard Business Review, 1955.

KING, A. W.; W FOWLER, S.; P ZEITHAML, C. Competências organizacionais e vantagem competitiva: o desafio da gerência intermediária. Revista de Administração de Empresas, v. 42, n. 1, p. 1-14, 2002.

KONRATH, M. L. P.; TAROUCO, L. M. R.; BEHAR, P. A. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 1, 2009.

LE BOTERF, G. De la compétence. Essai sur un attracteur étrange, 1994.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

LEITE, J. B. D.; PORSSE, M. C. S. Competição baseada em competências e aprendizagem organizacional: em busca da vantagem competitiva. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. SPE, p. 121-141, 2003.

LISBOA , A. P.; PINHEIRO, B. G.; PAIVA, L. E. B. Análise da adoção de práticas de governança em instituições financeiras brasileiras controladas pelo Estado. Refas - Revista Fatec Zona Sul, v. 10, n. 5, p. 41–58.

LOPES, M. C.; FIALHO, F. A. P.; LEONARDI, J.; LOPES, L. F.; RIBEIRO, S. F.; WILHELM, P. P. H. Análise da relação entre aptidões cerebrais e competências gerenciais: o caso de uma empresa têxtil. Gestão & Produção, v. 17, n. 1, p. 123-136, 2010.

MARTINS, J. S. Competências gerenciais do middle manager: um estudo comparativo sobre as competências gerenciais do middle manager que atua na área comercial de uma instituição bancária de grande porte. Tese de Doutorado. 2018.

MEYER, J. W.; ROWAN, B. Institutionalized organizations: Formal structure as myth and ceremony. American Journal of Sociology, v. 83, n. 2, p. 340-363, 1977.

MIRABEAU, L.; MAGUIRE, S. From autonomous strategic behavior to emergent strategy. Strategic Management Journal, v. 35, n. 8, p. 1202-1229, 2014.

MIRVIS, D. M. Spatial variation of QT intervals in normal persons and patients with acute myocardial infarction. Journal of the American College of Cardiology, v. 5, n. 3, p. 625-631, 1985.

MOREIRA, D. A. O método fenomenológico da pesquisa. São Paulo: Pioneira, 2002.

MOURA, M. C. C.; BITENCOURT, C. C. A articulação entre estratégia e o desenvolvimento de competências gerenciais. RAE eletrônica, v. 5, n. 1, 2006.

MUNCK, L.; BORGES, M. Aprendizagem, Desenvolvimento de Competências e Reflexões sobre o Aprender: Relato de Experiência Utilizando Aprendizado mais Profundo e Metodologias Ativas. Revista Alcance (Online), v. 27, n. 2, p. 4-17, 2020.

NONAKA, I. Creating organizational order out of chaos: Self-renewal in Japanese firms. California Management Review, v. 30, n. 3, p. 57-73, 1988.

PRATAP, S.; SAHA, B. Evolving efficacy of managerial capital, contesting managerial practices, and the process of strategic renewal. Strategic Management Journal, v. 39, n. 3, p. 759-793, 2018.

QUINN, R. E.; THOMPSON, M.; FAERMAN, S. R.; MCGRATH, M. A Evolução dos Modelos Gerenciais: uma nova abordagem. Quinn RE, Thompson M, Faerman SR, McGrath M. Competências gerenciais: princípios e aplicações. Rio de Janeiro: Elsevier, p. 1-29, 2003.

ROCZANSKI, C. R. M.; LAVARDA, R. R.; BELLUCCI, C.; MELO, P. A. A Participação do Middle Manager na Gestão Estratégica da Inovação à Luz da Estratégia como Prática. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 6, n. 1, p. 80-100, 2020.

RUAS, R. Desenvolvendo competências gerenciais e contribuição da aprendizagem organizacional. In: FLEURY, M. T. L.; OLIVEIRA JR. M. M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001. Cap. 8, p. 242-267.

SPENCER, L. M.; SPENCER, S. M. Competence at Work: models for superior performance. New York: John Wiley and Sons, 1993.

SILVA, J. C. P.; PAIVA, L. E. B; LIMA, T. C. B. Entre Competências e Informações: Um Estudo com Gestores de Tecnologia da Informação. RAIMED: Revista de Administração IMED, v. 9, n. 1, p. 3-27, 2019.

TARAKCI, M. ATEŞ, N. Y.; FLOYD, S. W.; AHN, Y.; WOOLDRIDGE, B. Performance feedback and middle managers’ divergent strategic behavior: The roles of social comparisons and organizational identification. Strategic Management Journal, v. 39, n. 4, p. 1139-1162, 2018.

VAN LAAR, E.; VAN DEURSEN, A. J.; VAN DIJK, J. A.; DE HAAN, J. The relation between 21st-century skills and digital skills: A systematic literature review. Computers in Human Behavior, v. 72, p. 577-588, 2017.

WAJCMAN, J. Managing like a man: Women and men in corporate management. John Wiley & Sons, 2013.

YILMAZ, V.; ARI, E.; GÜRBÜZ, H. Investigating the relationship between service quality dimensions, customer satisfaction and loyalty in Turkish banking sector: An application of structural equation model. International Journal of Bank Marketing, v. 36, n. 3, 2018.

ZARIFIAN, P. Objetivo Competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001


Apontamentos

  • Não há apontamentos.

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rahasia scater

sensasi akun vip

panen cuan di bulan ramadhan

profit 400 juta sehari dari rahasia ini

rtp slot

rtp akurat

jackpot 800 juta

rtp slot

rtp slot

rtp slot

rtp akurat

cara dapat jackpot 100 juta

raih pendapatan ratusan juta dari permainan ini

guru honror temukan fakta tersembunyi di balik ini

rtp akurat

rtp terbaik

rtp terpercaya

rtp akurat

rtp akurat

rtp akurat