COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: AUTOPERCEPÇÃO DOS GERENTES DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO EM UMA INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

Danielle Aparecida Amaral de Moura, Michele Nogueira Castello Branco, Suzete Suzana Rocha Pitombeira, Luis Eduardo Brandão Paiva

Resumo


A crescente busca pelo alcance de metas desafiadoras e excelência de atendimento tem incentivado estudos sobre competências gerenciais no âmbito das instituições bancárias. A presente pesquisa teve como objetivo identificar as competências dos gerentes de nível intermediário de uma instituição bancária, na autopercepção dos mesmos, segundo a tipologia de Quinn et al. (2003). Foram apresentados oito perfis e 24 competências. Tendo em vista os procedimentos metodológicos, essa pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva, realizada por meio de uma pesquisa de levantamento que teve como unidade de análise os gerentes de nível intermediário de uma instituição bancária. Após a análise dos dados, constatou-se seis competências como mais frequentes: apoio a um ambiente de trabalho produtivo; planejamento do trabalho; gerenciamento do desempenho e processos coletivos; uso de processo decisório participativo; estímulo ao desenvolvimento de empregados; negociação de acordos e compromissos com a equipe. Além do papel de produtor como o predominante entre os gestores de nível intermediário nesta instituição bancária. O estudo impacta na sociedade como um todo, visto que essas instituições fornecem serviços essenciais à sociedade, realizando pagamentos, oferecendo empréstimos, transferindo valores, gerenciados patrimônios e investimentos.


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