OS IMPACTOS DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA DE MEDICAMENTOS DE USO VETERINÁRIO E A MINIMIZAÇÃO DE RISCOS DE CONTAMINAÇÃO

Isabel Cristina Vieira da Silva, Rayane de Oliveira Ventura, Lucas dos Santos de Oliveira

Resumo


A indústria farmacêutica de medicamentos de uso veterinário está passando por mudanças significativas e um crescimento substancial, especialmente após o período da pandemia da COVID-19. Durante o isolamento social, houve um aumento notável de 400% na adoção de animais domésticos, impulsionando a demanda por artigos veterinários como produtos de higiene, embelezamento e, especialmente, medicamentos. Esse cenário tem levado as indústrias farmacêuticas a se adaptarem e aprimorarem suas operações para atender às necessidades crescentes da população. No contexto regulatório, as indústrias de medicamentos veterinários estão sujeitas às legislações estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Este órgão desempenha um papel fundamental na fiscalização, liberação e orientação das empresas do setor, com o objetivo de garantir a qualidade, segurança e eficácia de todos os produtos destinados ao uso veterinário. Os colaboradores desse setor desempenham um papel crucial ao verificar se todos os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação, Procedimentos Operacionais Padrões, uso de Equipamentos de Proteção Individual, paramentações e outras atividades relacionadas estão sendo adequadamente executados de acordo com as normas e regulamentos estabelecidos pelo MAPA. Essa atenção à conformidade legal e à excelência operacional é fundamental para garantir a integridade dos produtos veterinários e a confiança dos consumidores.


Palavras-chave


Farmacêutica; Veterinária; Contaminação.

Texto completo:

PDF

Referências


Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nº 17, de 16 de abril de 2010. Dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Brasília, DF:2010.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução de Diretoria Colegiada - RDC nºnº 512, de 27 de maio de 2021.

AULTON, Michael E. Delineamento de formas farmacêuticas. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

BRASIL. Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978 NR - 5. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. In: Segurança e Medicina do Trabalho. 29. ed. São Paulo: Atlas. 489 p.16, 1995.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Decreto nº 8.840, de 24 de agosto de 2016. Altera o Anexo ao Decreto nº 5.053, de 22 de abril de 2004, que aprova o Regulamento de fiscalização de produtos de uso veterinário e dos estabelecimentos que os fabriquem ou comerciem. Brasília, DF: Diário Oficial da União, p. 36 - 40, 2016.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 35, de 11 de setembro de 2017. Regulamento de Produto de uso veterinária sujeita a controle especial. Brasília, DF: MAPA, p. 3 – 20, 2017

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Cartilha Indústria. Gerenciamento de riscos. Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento.2018.

.

BRASIL. Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Departamento de Apoio Técnico e Educação Permanente Comissão Assessora de Indústria. p. 6-10, 2019.

.BRASIL. Conselho Federal de Farmácia. Resolução nº 504 de 29 de maio de 2009, Ementa: Regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria de produtos veterinários de natureza farmacêutica. Brasília, 159 – 335, 2023 a

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa nº 13, de 03 de outubro de 2003. Regulamento de Boas Práticas de Fabricação de Produtos de Uso Veterinário. Brasília, DF: Diário Oficial da União, p. 120 – 240, 2023 b

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Regimentos Internos do

MAPA. Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/documentos/RegimentosInternosMAPA_compilaoBinagri27042018.pdf. Acesso em: 14 de abril de 2024.

MORAES, Marcelo. Boas práticas de fabricação de medicamentos: uma análise sobre suas determinantes e o cenário brasileiro de cumprimento de seus requisitos. Universidade de Brasília Faculdade de Ciências da Saúde. 2018..

RATH, Susanne; MEJIA, Mónica; SCHRöDER; Cláudia. Considerações e Implicações práticas do guia de validação e controle de qualidade analítica de fármacos em produtos para alimento animal e medicamentos veterinários. QUIM Nova, v. 38, n. 5, 697-708, 2015.

TAVARES, Andressa Santos; et.al. A Importância da Validação de Limpeza na Indústria Farmacêutica: Revisão de Literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. A. 03, Ed. 01, v. 02, p. 85-100, 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.