MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRE REPERTÓRIOS E PRÁTICAS CULTURAIS E MUSICAIS

Virna Mac-Cord Catão

Resumo


RESUMO

 

O objetivo desta pesquisa foi conhecer e analisar os repertórios e as práticas culturais musicais - interações, experiências e produções com a música - de um grupo de crianças, que freqüentavam uma escola de Educação Infantil comunitária. Teve como fundamentação teórica os estudos da linguagem de Bakhtin e a visão crítica sobre a indústria cultural de Adorno e Horkheimer. Caracteriza-se como pesquisa com crianças, portanto, focada nas ações e significações por elas produzidas, categorizada como de intervenção, já que o pesquisador não se coloca à margem do processo educativo, mas age em colaboração com crianças e adultos da escola, traçando o caminho da investigação ao caminhar junto do grupo. Teve como procedimentos metodológicos, além da revisão bibliográfica, observações do campo, oficinas/ensaios e rodas de conversas com as crianças. Na análise dos resultados, apresentamos questionamentos sobre as práticas de musicalização na Educação Infantil e sobre a constituição dos repertórios musicais das crianças no mundo contemporâneo, já que a arte é o social em nós.

 

 

Palavras-chave: linguagem - musicalização - Educação Infantil.


Palavras-chave


linguagem - musicalização - Educação Infantil

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